quarta-feira, 3 de março de 2010

Identificando um disco do Windows nas propriedades da VM

                 

Recentemente passei por um “problema” no mínimo interessante. Precisava identificar numa máquina virtual Windows qual disco correspondia a qual ‘vmdk’. A questão é que a máquina tinha uma boa quantidade de discos, 18 para ser mais exato, o que obrigatoriamente exigia uma segunda SCSI Controller, já que o limite são 15 discos por controladora. O que estava acontecendo era que a ordem que os discos eram exibidos no Gerenciamento de Disco do Windows não era a mesma que era exibida nas propriedades da máquina virtual no Vsphere Client. Foi aí que percebi que no Vsphere Client os discos são exibidos na ordem em que são adicionados, sem levar em conta o SCSI Port e o SCSI Target ID daquele disco. Já no Windows, os discos são organizados levando em conta a ordem do SCSI Port e o SCSI Target ID utilizados.

Por exemplo, uma máquina virtual possui dois discos, um está na SCSI Controller 0 e SCSI Target ID 0 (Hard Disk 1), e o outro na SCSI Controller 1 e SCSI Target ID 0 (Hard Disk2), como mostrado abaixo.



No Gerenciamento de Disco, eles são exibidos corretamente, na ordem em que foram adicionados.



Só que o que acontece se adicionarmos um novo disco na SCSI Controller 0??



Adicionei um novo disco na máquina virtual utilizando a SCSI Controller 0, SCSI Target 5 (Hard Disk 3). Agora veja como o Windows reconheceu esse disco.



Aparentemente está tudo certo, correto? Calma! Vamos dar um boot na máquina para confirmar.



Veja que após o boot os discos 1 e 2 foram invertidos. Neste caso foi fácil saber qual era qual por causa do tamanho. Mas e se os dois tivessem o mesmo tamanho? Talvez nem teríamos percebido que os discos haviam trocado de posição. Isso aconteceu porque o último disco (Hard Disk 3) foi adicionado numa posição anterior ao Hard Disk 2.

Portanto, quando quiser remover um disco de uma máquina Windows, confirme antes qual é mesmo o seu ‘vmdk’ correspondente. Uma maneira de descobrir o SCSI Port e o SCSI Target ID de um disco é através da ferramenta ‘msinfo32.exe’.

2 comentários:

  1. Dica excelente! estou entrando no mundo da virtualização sozinho aqui na empresa e seu blog tem ajudado muito, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, sensacional! Obrigado pelas dicas =]

    ResponderExcluir