terça-feira, 24 de março de 2015

Considerações importantes antes de instalar VMware vCenter Server 6.0

                 

O VMware vSphere 6.0 trouxe algumas mudanças relevantes na sua arquitetura, principalmente no vCenter Server, com a introdução da Platform Services Controller e a junção da maioria dos serviços necessários em uma única instalação (sem a opção de separação desses serviços).

Aqueles que já tiveram a oportunidade de executar uma instalação/atualização de ambiente VMware em versões anteriores (5.x), devem se lembrar que existia uma ordem correta na instalação dos componentes do vCenter Server. 

Basicamente você tinha a opção de executar uma instalação simplificada (Simple Install), na qual todos os componentes (vCenter Inventory Service, vCenter Single Sign-On, vCenter Server e vSphere Web Client) eram instalados automaticamente, na ordem necessária e na mesma máquina. E além dessa opção, também era possível instalar cada um desses componentes separadamente, na mesma máquina ou em máquinas diferentes.

No vCenter Server 6.0, essa “estrutura” mudou, e os serviços foram divididos da seguinte maneira:

VMware Platform Services Controller

- Single Sign-On
- vSphere License  Service
- VMware Certificate Authority

vCenter Server

- vCenter Inventory Service
- PostgreSQL
- vSphere Web Client
- vSphere ESXi Dump Collector
- vSphere Syslog Collector (no caso do vCenter Server p/ Windows)
- vSphere Syslog Service (no caso do vCSA)
- vSphere Auto Deploy

Todos estes serviços são instalados em conjunto, ou seja, ao instalar o VMware Platform Services Controller, você na verdade está instalando todos os serviços listados anteriormente, assim como no caso do vCenter Server, ao fazer a instalação ou o deploy do vCenter Server Appliance, todos os serviços listados também são automaticamente instalados. Não existe a possibilidade de instalar nenhum desses serviços separadamente, por exemplo: não tem como instalar o vCenter Inventory Server em uma máquina e o vCenter Server em outra máquina, como era possível até o vCenter Server 5.5.

De certa forma essa nova configuração simplificou bastante todo o processo de instalação do vCenter Server. O planejamento que deve ser feito a partir de agora é com relação à Platform Services Controller e o vCenter Server.

Existem duas opções para a instalação do vCenter Server e do VMware PSC:

vCenter Server with an embedded Platform Services Controller: nesta opção o vCenter Server, os componentes do vCenter Server e todos os serviços que compõem a PSC são instalados na mesma máquina.

vCenter Server with an external Platform Services Controller: nesta opção o vCenter Server e os seus componentes são instalados em uma máquina e os serviços que compões a PSC são instalados em uma outra máquina.

Essa escolha deve ser feita com bastante cuidado pois uma vez definida a configuração, para alterá-la após a instalação é bastante complicado.

Existem diversas variações dessa arquitetura, como por exemplo a utilização de uma única PSC para mais de um vCenter Server ou então a utilização de mais de uma PSC. Aqueles que tiverem interesse recomendo a leitura do artigo “vSphere Datacenter Design – vCenter Architecture Changes in vSphere 6.0 – Part 1”, no qual o autor mostra várias opções de configuração e diz quais são recomendadas  e quais não são.

Aqueles que estão pensando em atualizar o ambiente de uma versão anterior para o vCenter Server 6.0 devem ter ainda mais precaução. Em primeiro lugar é necessário que o seu ambiente já esteja no mínimo em alguma versão do vCenter Server 5.x. Não é possível atualizar diretamente um vCenter Server 4.x ou anterior. Nestes casos será necessário atualizar para uma versão vCenter Server 5.x para então atualizar para o vCenter Server 6.0.

Uma outra questão importante a ser observada, é que dependendo de como foi feita a sua instalação do vCenter Server 5.1 e 5.5, pode acontecer da atualização para o vCenter Server 6.0 resultar em uma topologia (PSC e vCenter Server) não recomendada.

Para maiores detalhes vejam o KB “List of recommended topologies for vSphere 6.0.x (2108548)

Outra consideração importante é sobre o banco de dados, caso sua instalação atual do vCenter Server 5.x tenha sido feita utilizando o SQL Express (que até então era instalado junto com o vCenter Server, caso não fosse especificado um outro banco de dados), a atualização para o vCenter Server 6.0 efetuará automaticamente uma migração desse banco de dados para um banco Postgres. Esse banco Postgres que vem embutido no vCenter Server suporta até 20 hosts ESXi e 200 VMs, na versão Windows. No vCenter Server Appliance o Postgres pode ser usado para ambientes com até 1.000 hosts ESXi e 10.000 VMs.

Para finalizar, recomendo a leitura do KB “Important information before upgrading to vSphere 6.0 (2110293)”, que contêm diversas considerações relevantes para os que pretendem atualizar o ambiente para o vCenter Server 6.0.

3 comentários:

  1. cara, show de bola seu post
    só não gostei que a VMware retirou o OVF do VCSA, e complicou a instalação muito, sendo necessário uma maquina windows, instalação de um plugin e instalação via navegador web... eu apanhei um pouco rs... sabe pq a VMware fez essa mudaça? pra podermos configurar o Inventory service, SIngle sing on, e escolher os componentes da PSC como vc mencionou no post?

    valeu

    ResponderExcluir
  2. Recentemente fiz a migração da versão 5.5 para 6.0 aqui na empresa, porém começou a acusar 2 alertas nos hosts no vSphere:
    Configuration Issues: The Number of vsphere HA heartbeat datastores for this host is 0, which is less than required: 2.
    ESXi Shell for the host has been enabled.

    Gostaria de saber como fazer para corrigir estes erros, e o que impacta no ESXi Shell habilitado ou se posso desabilitá-lo.

    ResponderExcluir