quarta-feira, 18 de julho de 2012

E agora? Que rumo eu dou pra minha TI??

                 

     Essa é uma questão que deve rondar a cabeça de muitos administradores de rede e gerentes de TI espalhados por esse mundo. Pode até parecer uma pergunta simples de ser respondida, mas as aparências enganam! Antes de responder a uma pergunta dessas, primeiramente é necessário saber em que ponto a minha TI se encontra.

    É até engraçado falar isso, mas por incrível que pareça existem lugares que ainda não utilizam nem virtualização no seu ambiente. Aí eu te pergunto, se um gerente não tem a maturidade para entender os benefícios que a virtualização pode trazer para uma empresa, como este cara vai conseguir pensar num rumo pra TI dele? Por menor que seja o ambiente, a virtualização pode te ajudar de alguma forma.

Aaahh mas virtualização é muito caro??

     Como assim?? As principais fabricantes de tecnologias de virtualização (VMware, Microsoft e Citrix) possuem versões “free” de seus produtos que podem ser utilizadas em qualquer ambiente. É claro que não tem como você montar uma solução fantástica, que te ofereça desempenho, alta-diponibilidade, recuperação de desastre e tudo o mais, sem gastar nada neh?! Mas dá para começar a brincar e entender um pouco mais disso tudo!

Aqui eu já uso virtualização, posso ficar relaxado então?

     De maneira alguma! A virtualização é apenas o primeiro passo. É verdade que em muitos lugares a virtualização é uma tecnologia muito presente e bastante evoluída “culturalmente” dentro da empresa, mas não se deve parar por aí! Até porque a indústria não para, e cada dia que passa novas tecnologias são lançadas, e estas, mais cedo ou mais tarde, deverão ser introduzidas ao nosso dia-a-dia. Como convencer um usuário de que ele não pode usar o smartphone ou o tablet dele no trabalho ou para fins de trabalho? Não tem jeito! A proliferação de dispositivos móveis está cada vez maior, e nós da área de TI temos que acompanhar esta tendência para oferecer ao nosso usuário ou cliente o que ele precisa. Mobilidade!

 Mas como conseguir isso?

     Bem, na minha opinião, a virtualização de desktops é um passo importante para fornecer ao usuário uma mobilidade na sua forma de trabalhar. Só do cara não precisar de uma estação de trabalho única, “fixada” em um determinado lugar, já trás um ganho enorme na flexibilidade com que ele pode realizar as suas tarefas. Imagine que o seu usuário possa trabalhar utilizando seu próprio desktop, mas de qualquer lugar, seja via tablet ou do PC que ele tem na casa dele, e isso tudo sem comprometer a segurança dos dados trafegados.

     Além de VDI (Virtual Desktop Infrastructure), existem outras tecnologia emergindo que apontam para esta mesma direção, como é o caso da virtualização de aplicações e também da virtualização de dispositivos móveis. Não tem muito para onde correr, se a sua intenção é um dia chegar na “nuvem”, então esse é o caminho a seguir!

3 comentários:

  1. É isso aí... hoje em dia o que menos corre voa.. Virtualize Everything.. ;0)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Gostaria de tirar algumas dúvidas, devido ao ambiente virtualizado.
    A minha seguinte questão é... como montar e gerenciar uma rede virtualizada ...
    Para deixar mais claro isto vou citar um exemplo ... Por exemplo na minha rede eu tenho 10 máquinas e eu gerencio elas através do Microsoft Windows Server 2008 R2 ...onde eu aplico GPO, diretivas de grupos, permissões enfim....
    Agora eu começei a tirar certificação vmware vcp e vsp... então surgirao muitas dúvidas, e queria saber qual software vmware eu usaria pra gerenciar um ambiente virtualizado. VSPHERE 5? VCENTER? QUAL? ... E para virtualizar é o VMWARE WORKSTATION 8 , certo? Então eu fico no aguardo deste esclarecimento, se for possivel ... agradeço desde já! PS:To entrando na area de t.i agr, tenho 2 meses de estagio rsrs...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos. São tipos diferentes de gerenciamento. Nada impede que você utilize o Windows Server 2008 para gerenciar suas GPO's e permissões de AD em um ambiente virtualizado. O ambiente virtual é criado em cima da plataforma VSphere, que inclui: ESXi (hypervisor), vCenter Server (utilizado para gerenciar seus clusters de servidores ESXi e suas máquinas virtuais), é claro que existem muitas outras soluções que podem ser adicionadas à solução, de acordo com a necessidade de cada ambiente. No caso do VDI por exemplo, existe aindo o View Connection, o View Composer e etc... Para você que está começando agora, recomendo dar uma navegada no site da VMware para se familiarizar com os produtos. É possível fazer o download de qualquer produto e utilizá-lo por 60 dias. Boa sorte na sua jornada! Abs.

      Excluir