sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Introdução à solução de VDI da VMware – o VMware View 5

                 

     Para aqueles que ainda não conhecem a solução de virtualização de desktops da VMware, trata-se do VMware View. Atualmente na versão 5.1 (lançada no dia 16/05/2012), o VIEW é a ferramenta que permite a disponibilização de desktops virtuais para os usuários, de forma que estes possam acessar sua área de trabalho de diversos dispositivos diferentes, tanto online como off-line. Além disso, oferece ao administrador uma forma centralizada, segura e eficiente de administrar as estações de trabalho da sua rede, uma vez que os dados agora estão dentro do seu datacenter, e não mais num dispositivo sob o controle do usuário. 

     O View tem como base a mesma estrutura já utilizada na virtualização de servidores, que é o ESXi e o vCenter Server. Se você ainda não utiliza o VSphere, ao adquirir alguma versão do View, você já recebe uma licença para utilizar o ESXi e o vCenter Server no seu ambiente de VDI, conhecidas como VSphere Desktop e vCenter Desktop respectivamente. Estas licenças possuem todas as características e funcionalidades do VSphere Enterprise Plus, porém são específicas para ambientes de VDI. 

     Tanto o VSphere Desktop quanto o software que roda o VMware View em cima desta plataforma são licenciados com base no número de desktops virtuais ligados, concorrentes, recebendo conexões. 

     O VMware View possui duas versões: Enterprise e Premier. 

Enterprise: o pacote Enterprise possui os componentes mínimos necessário para implementar o VMware View: 
- Vsphere Desktop; 
- vCenter Desktop; 
- View Connection; 

Premier: o pacote Premier oferece, além dos componentes já inclusos no pacote Enterprise, os seguintes componentes adicionais que adicionam funcionalidades à sua implementação de VMware View: 
- View Persona Management 
- View Composer 
- View Client with Local Mode 
- VMware vShield Endpoint 
- VMware ThinApp Packager and Client, with VMware Workstation 

     Abaixo um overview de como é um ambiente virtual com o VMware View e os seus componentes (repare que também é necessário a existência de um Microsoft Active Directory): 


     A seguir, uma breve descrição de cada um dos componentes:

View Connection Server: é o servidor de gerenciamento do seu ambiente de desktops virtuais. É ele o responsável por conectar os usuários, de forma segura, ao seu desktop virtual rodando no Vsphere, a um desktop físico, ou até mesmo a um Microsoft Terminal Service. O View Connection Server possui uma interface de gerenciamento via WEB, chamada de VMware View Administrator, que permite ao administrador executar todas as suas atividades, como por exemplo, disponibilizar desktops e aplicações para os usuário existentes, novos usuários, ou grupos de usuários. O View Connection Server também pode ser chamado de View Manager. 

View Composer: é um componente opcional que você só instala se pretende fazer uso do Linked-Clone. O Linked-Clone é uma tecnologia que permite ao administrador fazer o deploy e a manutenção de diversos desktops virtuais a partir de uma única imagem de desktop. Também permite a redução de custos com armazenamento. 

vShield Endpoint: permite que a carga de processamento dos agentes de antivirus sejam retiradas dos desktops e centraliza toda a solução de antivírus num único appliance virtual em cada um dos hosts ESX/ESXi. O vShield Endpoint possui integração com várias soluções de antivírus existentes no mercado. 

View Client with Local Mode: permite que o usuário faça o download (check-out) do seu desktop virtual para a sua máquina local e rode este desktop localmente. Dessa forma o usuário pode fazer uso do seu desktop virtual mesmo estando sem conexão com a Internet. As alterações realizadas enquanto offline podem ser sincronizadas quando o usuário voltar para a rede. 

VMware ThinApp: Apesar de não ser um componente do VMware View, o ThinApp também é disponibilizado junto com o pacote de licenças do Vmware View Premier. O ThinApp é um virtualizador de aplicações que acelera a distribuição e facilita a migração de aplicações para os usuários finais. O VMware ThinApp empacota as aplicações em um único arquivo executável, permitindo que este seja executado sem a necessidade de instalação. Quando integrado com o VMware View, é possível que o administrador crie imagens básicas de desktops virtuais e depois utilize o VMware ThinApp para distribuir as aplicações necessárias para cada usuário ou grupo de usuários específicos. 

Abaixo um vídeo bem bacana que mostra como tudo isso funciona!


3 comentários:

  1. Tiago,

    Parabéns pelo BLOG, ele está cada vez melhor...

    Estou utilizando o VMware View na versão 5 e na sua opinião, qual seria a melhor maneira de provisionar o desktop virtual, com o Quickprep ou o Sysprep? Outra coisa, você já teve problemas com o licenciamento da Microsoft utilizando VDI? Pois estou tendo muito trabalho com isso, onde necessito "rearmar" o Office 2010 quando vou provisionar as mesmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sandro! Com relação ao QuickPrep e o Sysprep, essa realmente é uma pergunta comum, e a resposta geralmente é a mesma: Depende! Na minha opinião o principal fator que escolher um ou outro é a necessidade de gerar um novo SID para os desktops clonados. Neste caso, apenas o Sysprep atende. Mas existem alguns casos em que a existência de SID's duplicados na rede não importa, então escolhe-se o quickprep. Se quiser conferir todas as diferenças entre um e outro, da uma olhada nessa página aqui: http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=2003797

      Sobre o licenciamento do Windows, o ideal é que seja feito via KMS.

      Abs,

      Tiago Martinez

      Excluir
  2. Tiago, em primeiro lugar, parabéns pelo post.

    É o seguinte meu caro, estou fazendo um levantamento sobre VDI para uma possível implementação. Venho testando a solução de VDI da CITRIX, o vdi-in-a-box para ambiente de grupo de trabalho e percebi que para cada thin client conectado ele cria uma VM no servidor, ou seja, não terei recurso suficiente nesse esquema. É aí que lhe pergunto: com o VMware View 5 o esquema é o mesmo?? Tem como ser apenas 1 VM para atender todos os thin client´s ??

    Desde já, Grato!!

    ResponderExcluir