quinta-feira, 24 de julho de 2014

EMC Virtual Storage Integrator 6.2 para VMware vSphere Web Client

                 

Aqueles que utilizam VMware juntamente com algum storage EMC não podem deixar de conferir o plugin EMC VSI (Virtual Storage Integrator). Atualmente na versão 6.2 (lançada no dia 10/07/2014), o plugin permite que o administrador VMware provisione novos datastores diretamente na interface do VMware VSphere Web Client. Ou seja, com o plugin não é mais necessário que o administrador primeiro crie a LUN/VOLUME no storage, apresente para os hosts ESXi, para só então criar o datastore. Com a utilização do plugin todas essas etapas são feitas de forma automática através da integração do Virtual Center com o seu storage EMC. Além dessa o plugin oferece diversas outras funcionalidades.

Desde a versão 6.0 o VSI passou a suportar o VMware VSphere Web Client, mas apenas em ambientes que possuíam o ViPR, e com os lançamentos seguintes (6.1 e 6.2) passou a suportar algumas outras plataformas: VNX, VMAX e XtremIO.

Aqueles que possuem outras plataformas de armazenamento, como por exemplo VNXe, VPLEX, CLARiiON e Celerra, podem utilizar a versão “clássica” do VSI (a última versão é a 5.6.3).

Existem algumas diferenças entre a versão “clássica” do plugin e a versão para o VMware VSphere Web Client, entre elas é que a versão clássica deve ser instalada em uma máquina Windows que possua o vSphere Client instalado. Cada uma das funcionalidades (Storage Viewer, Unified Storage Management, Path Management) consiste de um instalador diferente que deve ser instalado. Além disso o plugin só estará disponível a partir desta máquina.

Já o VSI for VMware VSphere Web Client consiste de uma VM disponibilizada no formato OVA, que após a configuração é registrada diretamente no Virtual Center como um plugin e fica disponível para acesso a partir do Web Client para qualquer usuário que possua permissão para acessa-lo. Esta opção simplifica a administração e também se alinha com a visão da VMware de centralizar o gerenciamento do ambiente a partir do Web Client (como já foi divulgado, o VSphere Client deve ser descontinuado nos próximos lançamentos).

Abaixo você confere um passo a passo das configurações necessárias para registrar o plugin no Virtual Center.

** Não vou entrar em detalhes sobre o deploy da VM.

1. Após realizado o deploy, o primeiro  passo é acessar a seguinte URL: "https://endereco_ip_vapp:8443/vsi_usm/admin". Será solicitado que você faça a alteração da senha do usuário admin.


2.    Após logar no sistema, será exibida a tela abaixo com algumas informações sobre a versão do sistema. Clique na opção “VSI Setup”, conforme exibido abaixo:


3.    Nesta tela você deverá preencher com as informações referentes ao Virtual Center no qual você deseja que o plugin esteja disponível (não necessariamente no mesmo Virtual Center no qual a VM foi instalada).

**O usuário utilizado para esta conexão deve possuir permissões de administrador no Virtual Center.

4.    Confirme que registro foi bem sucedido:


5.    O próximo passo é acessar o vSphere Web Client e verificar se o plugin EMC VSI está disponível, conforme mostrado abaixo:



6.    Em seguida devemos registrar o SIS (Solutions Integration Service) no novo plugin. Para isso, clique em Solutions Integration Service. No menu Actions, clique na opção Register Solutions Integration Service:


7.    Na caixa de diálogo que aparecerá, você deverá preencher com as informações do seu servidor SIS. É importante observar que alguns campos estarão desabilitados para preenchimento, entre eles:

EMC Solutions Integration Service User Name: este campo estará preenchido com o usuário com o qual você está logado no vSphere Web Client. A senha a ser digitada não precisa ser a senha deste usuário, pois será criada uma conta local no SIS com o mesmo nome e a senha que você digitar.

vCenter IP: Endereço IP do seu Virtual Center.

vCenter User Name: Nome de usuário utilizado para logar no Virtual Center.


8.    Em seguida você deverá registrar o seu Storage. Para isso clique em Storage Systems. No meu Actions, clique em Register Storage System:


 9.    Será aberta uma caixa de diálogo na qual deverão ser preenchidas as informações sobre o seu Storage. Na versão 6.2 do plugin você tem a opção de registrar os seguintes tipos de sistema de armazenamento: ViPR, VNX, VMAX e XtremeIO.


10.    Ao voltar na área Storage Systems serão exibidas as informações sobre seu storage:


A partir desse momento você já consegue provisionar novos datastores a partir do seu VMware vSphere Web Client, basta selecionar um dos seus hosts ESXi e clicar no menu Actions. Você verá um menu como o mostrado abaixo:


Nessa versão também é possível disponibilizar um novo disco RDM para uma determinada VM, basta clicar com o botão direito sobre a máquina virtual na qual deseja adicionar o novo disco e selecionar a opção New EMC RDM Disk...


VSI 6.2 Release Notes:

Virtual Storage Integrator - Matriz de Compatilidade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário