terça-feira, 25 de outubro de 2016

O que há de novo no vSphere 6.5? - vSphere HA

                 

Na semana passada, a VMware anunciou oficialmente a nova versão da sua plataforma de virtualização, o vSphere 6.5. O anúncio ocorreu na abertura da edição européia da VMworld 2016, que aconteceu em Barcelona entre os dias 17/10/16 e 20/10/16 , e trouxe muitas novidades.

Nesse post vou falar sobre as novidades do vSphere 6.5 com relação ao HA.

Depois de um bom tempo, finalmente a VMware anunciou algumas mudanças e/ou novidades relativas aos mecanismos do HA (High Availability).

- HA – Admission Control

O Admission Control é uma funcionalidade do HA utilizada para garantir que o cluster terá recursos suficientes para continuar atendendo às VMs no caso de falha em algum(s) hosts. Até então a configuração do Admission Control era de díficil entedimento para muitos, não é atoa que em muitos lugares ela não é nem utilizada, e isso não é nada bom. A maior dificuldade estava na hora de calcular o quanto de recursos seria necessário reservar para continuar atendendo às demandas das VMs sem que as mesmas viessem a sofrer quedas de desempenho.

Com o vSphere 6.5, a interface para configuração foi simplificada, e agora a política padrão passou a ser a “Cluster Resource Percentage”, ao invés da política baseada em slots.

Sobre a política padrão “Cluster Resource Percentage”, agora ela está completamente relacionada à opção “Host failures cluster tolerates”, ou seja, dependendo da quantidade de hosts que você estiver disposto a perder, a porcentagem de recursos reservados será automaticamente calculada. Por exemplo, suponha que o seu cluster possua 4 hosts, ao configurar a opção Host failures cluster tolerates=1, os valores reservados para CPU e Memória serão automaticamente setados em 25%. Se um novo host for adicionado ao cluster, esses valores também serão automaticamente ajustados para 20%.



Se você reparar bem na imagem acima, existe uma nova opção de configuração chamada “Performance degradation VMs tolerate”. Com essa opção é possível setar quantos % de degradação de desempenho será tolerado nas VMs do cluster. Com base no valor configurado, um alerta poderá ser gerado quando, após uma falha, não houver capacidade suficiente para garantir o mesmo nível de desempenho às VMs. Por padrão esse valor é 100%.

- HA Orchestrated Restart

A principal função do HA é garantir que as VMs estejam sempre disponíveis, por isso ao detectar uma falha em um host, o principal objetivo do HA passa a ser religar o quanto antes as VMs, que estavam no host que falhou, nos demais hosts que permaneceram disponíveis. Infelizmente, nem sempre o fato de religar as VMs em outros hosts significava que uma aplicação voltaria funcionar. Esse era o cenário encontrado no caso das aplicações Multi-tier, por exemplo com uma VM para Web-Server, uma para App e uma para BD, se o HA ligasse a VM de App antes da VM do BD, é provável que a aplicação não subiria corretamente e uma intervenção manual seria necessária, aumentando o tempo de recuperação do ambiente.

No vSphere 6.5 foi adicionada uma funcionalidade chamada de HA Orchestrated Restart, que permitirá a criação de grupos de VMs e de regras que irão controlar a ordem com que as VMs nestes grupos serão ligadas. 


A imagem acima exemplifica bem como o Orchestrated Restart funciona. Neste caso 3 grupos de VMs seriam criados. O grupo 1 com a VM de BD, o grupo 2 com a VM de App e o grupo 3 com a VM de Web. Em seguida duas regras seriam criadas, a primeira configurando a dependência do grupo 2 ao grupo 1, ou seja, a VM do grupo 2 só vai ligar após a VM do grupo 1. A segunda regra configuraria a dependência do grupo 3 ao grupo 2, o que fará com que a VM do grupo 3 só seja ligada após a VM do grupo 2.

O tempo de espera entre o ligamento das VMs dependerá da configuração da opção “VM Dependency Restart Condition”.

- Proactive HA

Uma nova funcionalidade adicionada ao vSphere 6.5  é o Proactive HA. O Proactive HA, apesar de ter HA no nome e aparecer na seção vSphere Availability na interface gráfica, é na verdade uma funcionalidade do DRS. O principal objetivo do Proactive HA é agir quando ocorrer algum evento no host que possa vir a gerar algum tipo de indisponibilidade no host e consequentemente nas VMs.

Para que isso seja possível, o Proactive HA trabalhará em conjunto com o software de monitoramento de hardware dos fabricantes de servidores (Health Provider), através de um plugin para o WebClient, que fornecerá detalhes sobre a saúde e o status do servidor para o DRS, o qual reagirá de acordo com o status do hardware do host.

Dentre os status possíveis que o Health Provider pode informar ao vCenter Server estão: Healthy, Moderate Degradation, Severe Degradation e Unknown. A definição de quais eventos resultarão em quais status caberá ao fabricante de hardware.

Com base no status indicado o DRS poderá alterar o mode de operação do host para “Maintenance Mode” ou “Quarantine Mode”.

O Maintanence Mode já existia anteriormente e o funcionamento é o mesmo, ou seja, todas as VMs serão migradas para fora do host.

No caso do Quarantine Mode, este modo é novo no vSphere 6.5 e só é ativado através do Proactive HA, não é possível habilita-lo/desabilita-lo manualmente como pode ser feito com o Maintenance Mode. Quando o Quarantine Mode é habilitado não necessáriamente todas as VMs serão migradas para fora do host, existem dois casos nos quais as VMs permanecerão no host:

1.    Caso não haja recursos suficientes nos demais hosts para migrar as VMs sem que o desempenho das demais máquinas virtuais do cluster sejam impactadas;
2.    Caso exista alguma regra de afinidade do DRS (VM/VM ou VM/Host) que impeça a migração da VM;

Como pode ser visto na imagem acima, é possível configurar diferentes respostas para diferentes tipos de falhas, por exemplo Quarantine Mode para falhas que resultem em um status Moderate Degradation e Maintanence Mode para falhas que resultem em Severe Degradation.

Outros posts sobre o que há de novo no vSphere 6.5:

O que há de novo no vSphere 6.5? - vCenter Server Appliance (VCSA)
O que há de novo no vSphere 6.5? - vSphere DRS
O que há de novo no vSphere 6.5? - VMFS-6 / Core Storage
O que há de novo no vSphere 6.5? - Virtual SAN 6.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário